Como virar a chave e desenvolver minha mente financeira?

Não ouvi sinos nem fogos. Nem senti um fogo que arde sem doer.
Mas me lembro da virada de chave.
E foi graças ao Gustavo Cerbasi e à minha esposa.

Pouco tempo depois de começar a namorar com a minha esposa, ela me apresentou o livro “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos.”
Pensei: “Ou ela é doida, ou sabe muito bem o que quer.”
Eu li o livro rapidamente e vi que o que tinha ali fazia muito sentido. Não só pela experiência do Gustavo Cerbasi ser muito maior que a nossa, mas também do ponto de vista racional.

O ponto notável do livro, para mim é que com um objetivo comum e com planejamento e ajustes, seria possível fazer muitas coisas legais, mesmo sem estar nadando em dinheiro. Uma ideia tentadora, mas no livro, Cerbasi falava muito sobre investimentos. E eu sabia pouco sobre isso.

Que sorte a minha. O próprio Gustavo Cerbasi tinha escrito um livro chamado “Investimentos Inteligentes”.

Eu me lembro exatamente de onde estava quando li a primeira frase do livro. “O primeiro milhão é o mais difícil.”

Aquela era uma quantidade tão estranha de dinheiro que eu jamais tinha pensado nela de fato. E a forma da frase…o primeiro milhão. O primeiro.

O livro segue para eventualmente mostrar que quando você possui investimentos que geram fluxos de caixa, ou investimentos que se valorizaram muito, pode usar esse retorno, esse lucro, para pagar comida, comprar roupa e fraldas. Similar a um fazendeiro que planta, vende os frutos e paga suas contas. Ou similar a uma empresa de construção que possui prédios e vive dos aluguéis que os apartamentos geram. Ou uma empresa de locação de veículos ou ferramentas.

O processo de leitura e entendimento do que estava escrito foi a minha virada de chave.

Se você acha que não tem o que é necessário para alinhar a sua mente com a orientação para cuidar das suas finanças de maneira séria, de maneira regular e comprometida, pensando no seu futuro e no futuro da sua família, eu tenho aqui algumas sugestões que me ajudaram:

  • Investimentos Inteligentes, Gustavo Cerbasi: a primeira indicação é óbvia mas poderosa. Cerbasi explica não só o que é cada tipo de investimento mas também uma gama de possibilidades sobre como usá-los de forma prática. Afinal de contas, ninguém é o Tio Patinhas. Dinheiro não serve para encher cofre. Ele mostra usos práticos e benéficos para nós, e nos orienta aos objetivos que faz com que suportemos as dificuldades emocionais que irão acontecer na jornada financeira.
  • Invista e Viva Tranquilo, João Bosco Oliveira Junior: o Mille é uma das pessoas mais capazes de tomar algo extremamente complexo e tornar simples, sem cair no erro. Nesse livro, ele cria uma história (parte ficcional e parte real) que acompanha dois personagens e vai mostrando o que fazer e o que não fazer com suas finanças.
  • “Vocês são Burros assim mesmo ou estão de sacanagem?”, Bastter: o mundo está contamindado por um excesso de fragilidade que às vezes me enoja. A gentileza jamais deveria ser um obstáculo para a verdade. E constantemente é. Às vezes, o que precisamos é de uma sacudida e perceber nossa própria ignorância. Esse vídeo de YouTube do Bastter transformou a vida de muita gente e pelo menos uma vez por ano eu o assisto, pra saber se eu ainda sigo burro assim mesmo ou se estou de sacanagem.
  • How I Found Freedom in an Unfree World, Harry Browne: apesar de esse livro estar um pouco fora do escopo da cultura brasileira e não falar diretamente sobre investimentos, esse livro me ensinou a confiar mais em mim mesmo e, me ensinou a enxergar que embora às vezes pareçamos peões do acaso, existem certas posturas e atitudes que tomamos que nos “impedem” de fazer aquilo que sabemos que devemos fazer. É um manual para maturidade.

A seguir, algumas sugestões de materiais que são consagrados “viradores de chave”. Eles transformaram muita gente e acordaram gerações de pessoas para perceberem que devem ser mais zelosas e concienciosas das suas finanças:

  • Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki: a capacidade de adaptação de conceitos abstratos em concretos do Robert ajudou muita gente a entender a real função do dinheiro. É leitura obrigatória para quem está começando ou quer entender melhor suas finanças, num nível bastante elementar. Saiba que aqui, simplificação gera alguns erros conceituais e Robert é norte-americano, então leia com as devidas proporções em mente.
  • Os Segredos da Mente Milionária: Uma boa parte daquilo que nos distancia de enxergar com mais seriedade as nossas finanças não está na quantidade de reais que temos ou que recebemos, e sim na forma como fomos condicionados, desde crianças, a enxergar essa dinâmica de trabalho vs. produção vs. dinheiro. Eu o li depois de algum tempo já iniciada a minha jornada então não me causou tanto impacto. Mas conheço pessoas que tiveram suas vidas transformadas por T. Harv Eker.
  • O Código da Riqueza, Tiago Nigro: vamos deixar de lado todas as incoerências e reservas que possamos ter à figura pessoal do “Primo Rico” por um momento. Olhando simplesmente o mérito de eficácia da série que ele produziu chamada O Código da Riqueza – disponível no YouTube – é supreendente que tenhamos o nível de qualidade alto que a série apresenta, disponível para brasileiros. Assista sabendo que O Primo Rico é O Primo Rico e que ele quer te vender alguma coisa. Mas preste atenção nas entrevistas. Nos pontos levantados pelos especialistas. Tudo muito bem feito e transformador para a vida de muita gente.

Essas são 7 obras que foram capazes de mudar a forma como, não só eu mais milhares de pessoas, enxergam o mundo. Especialmente a forma como essas pessoas enxergam suas finanças e interagem com o mundo em que vivemos.

Já leu ou viu alguma das minhas sugestões? O que você achou? Recomenda outra?

Entre em contato!

Toda semana receba o Relatório RP com táticas para você aplicar na sua viagem rumo à independência financeira.

Compartilhar: